Comissário de voo: uma profissão para quem gosta e quer estudar

Hi guys. How are you?

Ultimamente, tenho pensado muito sobre a importância do estudo na profissão de comissário de voo. As pessoas tem uma ideia completamente diferente do que realmente é a jornada de alguém que deseja seguir essa profissão: “é fácil!”, “o que precisa estudar para ser garçonete de avião?”, mas mal sabem que para ser comissário, é necessário estudar tanto quanto para seguir qualquer outra profissão.

O curso de comissário de voo é muito rápido, isso é fato. Mas eu posso afirmar que só pelo curso eu não passaria na ANAC, nem saberia como me preparar para uma entrevista, sem contar o inglês, que é fundamental na profissão. Ou seja, é necessário estudar muito por conta e pesquisar muitas coisas pela internet. Você sabe quais conhecimentos sobre geografia uma empresa aérea brasileira exige? Você sabe o vocabulário em inglês necessário para a aviação? Você conhece os valores da cia. aérea que deseja trabalhar? Você conhece a si mesmo?

Talvez seja esse o motivo de tantas pessoas desistirem da profissão após o curso. Começam achando que é a profissão dos sonhos, que é só viajar muito e curtir pernoites em lugares incríveis. Que vão estudar apenas serviço de bordo e maquiagem. De repente, se vêem diante da pressão de passar na ANAC (no grupo II, que é Direito Aeronáutico – lei atrás de lei -, ou no grupo IV – meteorologia e navegação aérea), de ter o perfil de uma cia. aérea, que não permite tatuagens visíveis, franja no olho, entre tantas coisas que são empecilhos para quem tem “estilo próprio”, porque estilo próprio não existe na cia. aérea!

Ou seja, escolher ser comissário de voo por não gostar de estudar, é dar um “tiro no pé” porque, sim, comissário estuda muito! Depois de passar em uma entrevista e ser contratado, o comissário continua fazendo provas e “checks”, para confirmar se continua apto para voar alguma aeronave. Então, a primeira dica se você deseja ser comissário é: esteja certo de que você será dedicado em estudar enquanto quiser seguir a carreira de comissário de bordo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geografia nas seleções: o que eu preciso saber?